Grécia: Eurogrupo vai avaliar na 4ª feira plano do Governo grego

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou hoje que os ministros da Economia e Finanças dos países da zona euro vão avaliar os progressos sobre o plano da Grécia numa reunião na próxima quarta-feira.

Grécia: Eurogrupo vai avaliar na 4ª feira plano do Governo grego

"As propostas apresentadas pela Grécia serão avaliadas nas próximas horas e com rapidez por parte do Eurogrupo esta quarta-feira", afirmou Tusk em conferência de imprensa, após o final da cimeira de líderes da zona euro, que decorreu em Bruxelas.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou, por seu turno, que "as propostas de Atenas chegaram com atraso, mas são um passo importante".

O mesmo responsável disse esperar que o Eurogrupo de quarta-feira consiga alcançar um resultado para ser apresentado na sexta-feira ao Conselho Europeu.

Antes desse Eurogrupo, nos próximos dias, equipas técnicas da 'troika' Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE) trabalharão com as autoridades gregas sobre as novas propostas apresentadas hoje pelo Governo grego com vista a desbloquear a última tranche do programa de resgate – de 7,2 mil milhões de euros.

A Grécia está a cerca de uma semana de ter de pagar 1,6 mil milhões de euros ao FMI, a 30 de Junho, e sem um acordo não terá dinheiro para cumprir esse compromisso. 

Aliás, mesmo com um entendimento esta semana poderá ser difícil libertar o dinheiro, uma vez que há uma série de procedimentos a seguir, incluindo nos parlamentos nacionais dos Estados-membros. No entanto, em caso de acordo, deverá ser encontrada uma solução que evite o incumprimento ('default') e mesmo o risco de uma saída da zona euro (o famoso 'Grexit').

As propostas hoje apresentadas pelo Governo de esquerda do Syriza, que concluem aumentos nas receitas fiscais e nas receitas fiscais e nas contribuições das pensões, agradaram aos credores, que se mostram mais convictos de um acordo que evite o incumprimento helénico. 

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, falou mesmo na possibilidade de se chegar a um acordo com a Grécia "no fim desta semana", posição agora partilhada por Jean-Claude Juncker.

O Eurogrupo de quarta-feira vai anteceder a cimeira de líderes da União Europeia, que acontece quinta e sextas-feiras.

Lusa/SOL