Morreu o compositor de música de ‘Titanic’

James Horner, o compositor da música de grandes sucessos de Hollywood como “Titanic” ou “Avatar”, morreu na segunda-feira aos 61 anos num acidente de avião, informaram meios de comunicação social nos Estados Unidos.

Segundo a revista Variety, o compositor morreu quando o seu avião pessoal caiu em Santa Barbara, na Califórnia.

"Compositor brilhante, James Horner, meu amigo e colaborador em sete filmes morreu tragicamente num acidente de avião. Sinto o coração partido pela sua família", escreveu o realizador Ron Howard ("Apollo 13", "Uma mente brilhante", "O Código Da Vinci") na rede social de mensagens curtas Twitter.

James Horner ganhou um Oscar pela banda sonora original de "Titanic", "My Heart Will Go ON", e foi nomeado seis vezes para os prémios da Academia pela música de filmes como "Apollo 13", "Braveheart" e "Campo de sonhos".

A música do filme "Avatar" valeu o último Oscar ao compositor em 2009, além de um Globo de Ouro (prémios para cinema e televisão atribuídos pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood).

O ator e argumentista Seth MacFarlane ("Family Guy", "Ted") declarou-se "terrivelmente triste" com o desaparecimento de James Horner. "Sempre gostei do seu trabalho. Deixa um legado musical impressionante", escreveu no Twitter.

Na mesma rede social, o ator Rob Lowe ("Sex Tape — O nosso vídeo proibido", série "Californication") disse: "Nada moldou mais a minha experiência de ir ao cinema que o génio musical de James Horner. Ele ficará na história".

Lusa/SOL