Facturas fazem subir receita do IVA

A receita acumulada de IVA cresceu 9,2% até Abril deste ano, face a igual período do ano passado. Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, o programa de combate à fraude e-Fatura “é uma das razões principais” para esta evolução. Hoje há três leilões extraordinários de veículos para os contribuintes que pediram factura com…

Facturas fazem subir receita do IVA

O ministério das Finanças revela hoje a execução orçamental de Maio e o imposto sobre o consumo terá tido um contributo decisivo para a melhoria do saldo orçamental. No boletim divulgado há um mês, a subida de 9,2% do IVA foi o maior contributo para a melhoria das receitas fiscais.

Paulo Núncio destaca o efeito do sistema de facturas electrónicas e os leilões de veículos que estão a ser conduzidos pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

De acordo com o relatório de Junho de 2015 do programa e-fatura, o número de candidatos ao sorteio já corresponde a um universo de 8.826.065 consumidores finais com faturas com o respetivo NIF. Trata-se de um crescimento de 10% face ao período homólogo de 2014.

Já o número de cupões a sorteio – 295.586.301 – representa uma subida de 39%. O número de facturas elegíveis para os sorteios em Junho – 67.215.980 – representa um aumento de 69%.

Hoje, dia 25 de Junho, serão realizados os três sorteios extraordinários da ‘Fatura da Sorte’, nos quais serão sorteados três Audi A6.

joao.madeira@sol.pt