Economia

Facturas fazem subir receita do IVA

A receita acumulada de IVA cresceu 9,2% até Abril deste ano, face a igual período do ano passado. Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, o programa de combate à fraude e-Fatura “é uma das razões principais” para esta evolução. Hoje há três leilões extraordinários de veículos para os contribuintes que pediram factura com NIF.

Facturas fazem subir receita do IVA

DR  


O ministério das Finanças revela hoje a execução orçamental de Maio e o imposto sobre o consumo terá tido um contributo decisivo para a melhoria do saldo orçamental. No boletim divulgado há um mês, a subida de 9,2% do IVA foi o maior contributo para a melhoria das receitas fiscais.

Paulo Núncio destaca o efeito do sistema de facturas electrónicas e os leilões de veículos que estão a ser conduzidos pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

De acordo com o relatório de Junho de 2015 do programa e-fatura, o número de candidatos ao sorteio já corresponde a um universo de 8.826.065 consumidores finais com faturas com o respetivo NIF. Trata-se de um crescimento de 10% face ao período homólogo de 2014.

Já o número de cupões a sorteio - 295.586.301 - representa uma subida de 39%. O número de facturas elegíveis para os sorteios em Junho - 67.215.980 - representa um aumento de 69%.

Hoje, dia 25 de Junho, serão realizados os três sorteios extraordinários da ‘Fatura da Sorte’, nos quais serão sorteados três Audi A6.

joao.madeira@sol.pt

Os comentários estão desactivados.