Alerta de calor para o fim-de-semana

Sete distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo e Beja vai estar sob aviso laranja este fim de semana devido à previsão de tempo quente, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o distrito de Beja vai estar sob aviso laranja entre a meia-noite de sábado e as 21:59 de domingo, depois de hoje ficar sob aviso amarelo entre as 11:00 e as 23:59 devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

Os distritos de Évora e Setúbal vão estar sob aviso amarelo entre as 11:00 de hoje e as 21:00 de domingo, enquanto o de Portalegre fica sob o mesmo aviso a partir das 09:00 desta manhã até às 21:00 do último dia do fim-de-semana. 

Já os distritos de Lisboa, Castelo Branco, Faro e Guarda ficam sob aviso amarelo entre as 09:00 de sábado e as 21:00 de domingo. 

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, pelo que o IPMA recomenda às populações que se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e que sigam as orientações da Protecção Civil.

Já o aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e implica uma situação de risco para determinadas actividades que dependem do estado do tempo.

Lusa/SOL