25 de Abril dá guerra

Os mais famosos fotógrafos do 25 de Abril estão desavindos por causa da autoria das imagens que documentam a revolução dos cravos. Alfredo Cunha fez queixa contra Eduardo Gageiro, por difamação, depois de o colega o acusar de lhe ter roubado fotos, durante a manifestação comemorativa dos 40 anos da revolução, em 2014. Mas não…

25 de Abril dá guerra

Nenhum dos profissionais quer alongar-se em explicações. «É uma coisa muito chata», desabafa Alfredo Cunha, que se diz disponível para uma peritagem que determine a 'paternidade' das fotos. «Se ele quiser, vamos à PJ e fazemos isso num laboratório. Vai ter de provar as acusações que faz», diz ao SOL. «Cada máquina faz negativos diferentes. É possível fazer a prova», explica, comentando ser «muito estranho» que só agora Gageiro o acuse de roubo, depois de ao longo de 40 anos terem feito em conjunto dois livros e várias exposições. «A queixa na Sociedade Portuguesa de Autores deu entrada precisamente no dia do lançamento do meu livro», recorda Cunha, referindo-se à obra Os Rapazes dos Tanques, que assina com o jornalista Adelino Gomes. 

O livro é, aliás, mencionado no processo de difamação contra Gageiro, já que aí Cunha reconhece ter cometido um erro. Em duas páginas, surge um militar de Abril que Cunha fotografou posando com um retrato seu feito por Gageiro em 1974 – mas não se faz  referência à autoria da foto que o alferes exibe e apenas nisso Cunha dá razão ao colega. De resto, mostra-se incomodado com as acusações:  «É perverso, porque introduz uma dúvida sistemática. Às tantas, ninguém sabe o que é verdade». 

Mas a sua versão de que só agora surge esta acusação é contrariada por Eduardo Gageiro. «É falso. Ando há 40 anos a querer resolver este problema pacificamente para não destruir a carreira dele», afirma o fotógrafo que diz não poder falar mais enquanto o processo estiver em segredo de Justiça.

margarida.davim@sol.pt