Paris vai ter primeiro arranha-céus desde 1973

A Câmara de Paris aprovou a construção de um arranha-céus triangular com 180 metros de altura no centro da capital francesa que será o primeiro arranha-céus construído na cidade desde 1973, segundo a agência France Presse (AFP).

A aprovação da 'Tour Triangle', torre em forma de triângulo cuja inauguração está prevista para 2020, não foi isenta de polémica, tendo sido conseguida após uma anterior rejeição pelo Conselho Municipal que obrigou a pequenas alterações no projeto.

Construções de mais de 37 metros de altura estavam proibidas na capital francesa desde a construção da 'Tour Montparnasse', com 210 metros e altamente polémica pelo alegado choque com a paisagem urbana da cidade, marcada pela escassez de edifícios em altura – excetuando a Torre Eiffel.

A administração da cidade foi levantando as restrições ao longo do tempo, primeiro nos subúrbios e edifícios de escritórios, para responder às necessidades crescentes da sua população.

A presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, declarou-se satisfeita pelo levantamento do "tabu" das construções em altura na cidade, declarando que a aprovação "é o epílogo feliz do que é um grande projeto para Paris".

A oposição ao projeto não terminou com a sua aprovação, contando com a reprovação de elementos de todos os espetros políticos da cidade.

O subdiretor-geral da UNESCO, Francesco Bandarin, deu em 2013 parecer negativo à construção de torres na que definiu como "uma das raras cidades horizontais preservadas" no mundo.

Lusa/SOL