Olhar para o boneco

Trabalhar para o boneco é o nome da nova exposição do Museu da Marioneta, que dá o pontapé de saída às actividades do Serviço Educativo para o mês de Julho. A exposição inaugura esta quarta-feira e celebra os 18 anos de trabalho da S.A. Marionetas, uma companhia profissional de teatro de marionetas que ao longo…

Mas como esse dia ainda está longe, e também imbuído pelo espírito dos Santos Populares, o Museu da Marioneta tem outras propostas, já para este fim de semana. Falamos do ateliê 'A Sardinha é Boa' (Dom., 10h30) que convida  miúdos e graúdos a criar uma sardinha e a transformá-la numa marioneta de vara. E no final, ganha a sardinha mais criativa.

O programa de festas prossegue dia 5 de Julho, sexta-feira, com o espectáculo Sou esta Casa, no âmbito do Festival do Silêncio. No MusicBox, em Lisboa, às 16h, faz-se silêncio para ouvir a música de Tiago da Neta, que acompanha um teatro de marionetas muito especial. Ao longo do espectáculo, Tiago apresenta as suas composições, ao mesmo tempo que o actor André Gago declama textos originais. E assim, quase como por magia, as marionetas de Manuel Dias vão ganhando vida. 

Finalmente, a 16 de Julho, é a vez de o Museu servir de palco ao Cistermúsica – Festival Internacional de Música de Alcobaça, que tem lugar a partir das 21h30 com o espectáculo Displaced Episodes, no qual  os intérpretes são personagens de quadros verídicos que subitamente ganham vida, como as marionetas. 

patricia.cintra@sol.pt