A invenção portuguesa que está a revolucionar o mundo das compras online

A empresa portuguesa FollowPrice criou um botão que está a revolucionar o mundo das compras online. O botão ‘Seguir Preço’ permite ao utilizador estar a par das descidas de preço de um determinado produto com uma simples notificação na sua página de Facebook ou via email. Uma ferramenta criada por jovens portugueses, que já se encontra em…

Fazer compras online vai passar a ser mais instintivo graças a uma ferramenta criada por quatro jovens portugueses. Imagine que está num site de compras online e que vê um produto que quer comprar. Na altura, decide esperar porque está a um preço demasiado elevado ou não está disponível para compra imediata. A partir de agora, vai poder deixar de se fiar na sua memória para lembrar-se do site onde viu o artigo e quanto custava. Pode também esquecer ainda a parte de deixar um número de telefone ou email na loja para depois se contactado, que a grande maioria das vezes significa passar a ser invadido com informações que de nada lhe servem. 

Talvez já tenha reparado em algumas lojas online, como por exemplo no site da Fnac e do KuantoKusta, num pequeno botão azul que diz 'Seguir Preço'. Essa ferramenta permite ao consumidor seguir um produto, sendo notificado de uma descida de preço ou da sua disponibilidade em stock, através do Facebook, Google+ ou email. Para isso, basta apenas clicar no pequeno rectângulo azul, inscrever-se com a sua conta na rede social ou deixar o endereço electrónico. Esse item irá automaticamente para uma lista de produtos, onde constam os vários artigos que o consumidor esteja a seguir. Sempre que o preço baixar, receberá um email ou uma notificação nas rede social, através da qual será reencaminhado para a loja online. Isto tudo com a garantia de que não receberá spam ou outro tipo de publicidade (e sem ter de fornecer um contacto).  

“A Followprice é uma wish list universal, onde as pessoas podem agregar todos os seus interesses num só sítio e serem avisados quando o preço baixar”, explica João Leitão, fundador da  Followprice ('Seguir Preço', em português).

Uma ideia pioneira deste engenheiro civil de 32 anos e desenvolvida em parceria com Vasco Moreira, Gonçalo Mendes e João Andrade. O projecto começou na incubadora de empresas do TagusPark, em Lisboa. “Tanto eu como o Vasco e o Gonçalo estávamos envolvidos noutros projectos e as nossas startups eram vizinhas no edifício”, explica João. “Na altura, estava a lançar um site online e identifiquei uma necessidade: contactar as pessoas que estavam interessados em descidas de preços nos artigos que estava a vender”. 

A ideia foi apresentada aos 'vizinhos', ambos de 25 anos, para convencê-los abraçarem o projecto. “O João apareceu com dois slides em que o primeiro era uma loja online, por acaso era a Fnac, com uma página onde se via um produto e o botão do Followprice. O segundo era uma página de Facebook, com uma notificação que dizia 'Este produto alterou de preço'. O Gonçalo e eu percebemos que isto era um negócio de dimensão mundial se soubessemos agarrar a oportunidade”, afirma Vasco Moreira. Pouco depois, João Andrade juntou-se à equipa para desenvolver o lado mais técnico do projecto. 

O primeiro passo foi contactar algumas lojas para saber se estavam na disposição de testar o botão. E a primeira questão era quase sempre a mesma: “Perguntavam-nos: 'Mas são portugueses?'“, conta Vasco. Em 2014, a primeira que aceitou testar esta ideia foi uma loja online de roupa interior masculina, a Impetus. 

Seguiram-se depois várias candidaturas a programas de apoio a startups e a concursos para desenvolveram o projecto. Num desses concursos, a Followprice foi seleccionada para um programa de aceleração na

Carnegie Mellon University, nos EUA. Vasco e Gonçalo partiram à aventura do outro lado do oceano, o que lhes deu a oportunidade de “aprenderem com os melhores” e de angariarem clientes internacionais. Na mesma altura, João Leitão conseguiu um investimento junto das empresas Portugal Ventures e Best Horizon, garantindo 600 mil euros.

Oficialmente fundada a 16 de Fevereiro de 2015, a empresa Followprice está sediada na Startup Lisboa e conta actualmente com sete funcionários para fazerem a ponte entre cerca de 15 mil utilizadores em todo o mundo, e dezenas de lojas online tanto a nível nacional como internacional, como a Fnac Portugal e o KuantoKusta. “Em média, há cerca de 700 pessoas por segundo a ver o botão”, adianta Vasco.

Os compradores podem seguir qualquer artigo que tenha o botão 'Seguir Preço' associado, independentemente da loja. Os produtos são depois todos agregados a uma lista, onde a pessoa pode manter-se a par daquilo que está a seguir e saber quanto baixou o preço do produto. Sempre que quiser, pode deixar de seguir um artigo, sem qualquer custo, deixando assim de receber as notificações. 

“Notificamos preços e stock, mas também campanhas”, explica João, com a ressalva que estes avisos são apenas enviados quando existe uma descida de preço superior a 3% ou quando a campanha está prestes a começar ou terminar. “Em média, há uma alteração de preço a cada 12 dias”, acrescenta Vasco. 

Uma vez que Followprice funciona como “um filtro” na comunicação entre as lojas online e os consumidores, os contactos dos utilizadores não são disponibilizados às lojas. “A loja não sabe quem é o cliente, mas sabe que há alguém interessado num determinado produto”, garante Vasco. Aliás, o próprio consumidor sabe quantas pessoas estão a seguir um artigo, graças a um número que aparece junto ao botão 'Seguir Preço'.

Outra das vantagens desta ferramenta é facto de os compradores visitarem mais vezes o site. Graças às notificações, as pessoas são reconduzidas para a página da loja online. “A loja sabe, por exemplo, que tem 300 pessoas a seguir um produto. Se descer o preço desse produto, há 300 pessoas que vão receber um aviso”, aumentando a probabilidade de voltarem à página daquele artigo e de o comprarem. Vasco realça ainda que cerca de 30% das visitas que são geradas pela Followprice, vêm da lista de produtos. 

“As pessoas fazem um clique e estão a seguir um produto. Essa facilidade faz com que haja mais interacção. Há mais comunicação por parte da loja via Followprice e mais pessoas com oportunidade de comprar produtos a preços que podem pagar”, afirma João. “Há ainda informações que as empresas podem extrapolar para os seus dados globais e afinar toda uma estratégia mais de acordo com as necessidades das pessoas”.

Até ao final do ano, estes empreendedores esperam ultrapassar os 100 mil utilizadores e, em breve, irão atravessar a fronteira e chegar a lojas online em Espanha. Mas isto é apenas um pequeno passo para um sonho maior: “Queremos que o botão seja um must have em todas as lojas online do mundo e ser uma bilion dollar company”, afirma João. 

“Isto que estamos a viver já é um sonho, mas queremos fazer mais e melhor. É espectacular imaginar que centenas de pessoas vão ter um ordenado e vão estar a pagar as suas contas porque o João, um dia, nos mostrou dois slides”, conclui Vasco. 

rita.porto@sol.pt