Aldeia bane álcool durante um mês para acabar com abusos sexuais

Uma aldeia da Bolívia decidiu banir durante um mês o consumo de álcool e implementar o recolher obrigatório às 22h00 para menores de 18. O objectivo era acabar com os abusos sexuais, explica o jornal britânico Independent.

Os 7000 habitantes de La Asunta, a 100 quilómetros da capital La Paz, decidiram implementar as suas próprias regras depois de três menores terem sido violados em menos de uma semana.

“Isto está fora de controlo. A polícia não consegue fazer nada, por isso decidimos implementar as nossas próprias medidas e instaurar a nossa lei seca durante 30 dias”, afirmou Jorge Mendoza, um dos líderes do movimento.
Para fazer com que as regras fossem cumpridas, vários homens patrulhavam as ruas de La Asunta e soltavam foguetes para avisar que estava na hora do recolher obrigatório.

As medidas foram todas aplicadas durante o mês de Junho e, de acordo com um outro membro do grupo, a iniciativa foi um sucesso – Houve um decréscimo no consumo de álcool, menos assaltos e abusos sexuais, lê-se no Independent.

Os habitantes estão agora a discutir se devem prolongar o tempo de aplicação das medidas ou torná-las permanentes.