Campanha de crowdfunding para ajudar Grécia recolhe quase um milhão de euros

Uma campanha de recolha de fundos, ou ‘crowdfunding’, via internet impulsionada por um jovem britânico para obter 1,6 mil milhões de euros que a Grécia deve ao Fundo Monetário Internacional (FMI) tem já quase um milhão de euros.

Campanha de crowdfunding para ajudar Grécia recolhe quase um milhão de euros

Nos últimos três dias, mais de 53.000 pessoas contribuíram, até agora, com um total de 911.815 euros para a campanha de recolha de fundos iniciada pelo inglês Thom Feeney, empregado de uma sapataria no centro de Londres, na página da internet Indiegogo.

"Na União Europeia, vivem cerca de 503 milhões de pessoas; se todos nós dermos alguns euros, podemos fazer com que a Grécia saia desta", afirma o jovem de 29 anos na apresentação do projeto.

A iniciativa ficará aberta durante uma semana e a página que a aloja só retirará o dinheiro das contas dos doadores se for alcançado o montante de 1.600 milhões de euros.

Feeney oferece diversas recompensas pela contribuição na sua proposta: a quem enviar três euros, enviará um postal com a imagem do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ao passo que quem contribuir com seis euros receberá uma salada grega com queijo feta.

Por 25 euros, uma quantia já doada por 2.747 pessoas, o jovem retribuirá com uma garrafa de vinho grego e, por 5.000 euros, organizará uma semana de férias em Atenas para duas pessoas, uma opção que conta já com cinco doadores.

"Isto é uma piada? Não. Posso entender porque algumas pessoas poderão pensar que se trata de uma piada, mas o 'crowdfunding' pode realmente ajudar", declara o jovem britânico.

"Estava farto de ver como a crise grega se move em círculos e não avança. Enquanto os políticos vacilam, isto pode ter um efeito real sobre as pessoas", sustentou Feeney.

Lusa/SOL