Corpo de portuguesa vítima do Estado Islâmico já está em Portugal

Chegou esta tarde a Portugal o corpo de Maria da Glória Moreira, a primeira vítima portuguesa do Estado Islâmico, que há uma semana matou 38 turistas numa praia da Tunísia, apurou o SOL. O enterro deve realizar-se amanhã.

A trasladação foi feita depois de a filha e o genro da antiga professora de piano do Conservatório de Música do Porto terem viajado para aquele país, onde entregaram às autoridades tunisinas as provas de ADN exigidas para a identificação do corpo.

Maria da Glória Moreira, de 76 anos, estava no Hotel Riu Imperial Marhaba, em Sousse, para onde viajara sozinha, nas primeiras férias após a morte do marido, o arquitecto e professor Cristiano Moreira, em 2012.

Segundo a familia, conhecia bem o país onde estivera várias vezes a descansar com o companheiro nesta estancia turística da costa oriental africana. Morreu baleada na praia em frente ao hotel, em Sousse, juntamente com outros 37 turistas, a maioria británicos. A confirmação oficial da sua morte foi feita no sábado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros pela embaixada portuguesa em Tunes.

Depois de amanhã as autoridades tunisinas vão celebrar uma missa em memoria das vítimas mortais do violento atentado. Hoje haverá na praia de Sousse uma homenagem organizada pelos britânicos.

joana.f.costa@sol.pt