7 dicas para conseguir dormir com o calor

O Verão tem muitas coisas boas. Dá para andar na rua com roupa mais leve, pode-se ir à praia, consegue-se almoçar ou jantar com os amigos numa esplanada. Mas há algo que pode tornar-se  um pesadelo, com a chegada do calor: dormir.

Como nem toda a gente pode ter acesso a um ar condicionado, o médico Guy Meadows, especialista em sono, tem várias dicas para que dormir durante o Verão se torne agradável:

1. Escolha o algodão

A expressão ‘O algodão não engana’ também se pode aplicar neste caso. Quando escolher a roupa de cama, opte por lençóis de algodão. São mais leves e a sua pele respira melhor do que com lençóis de cetim, seda ou poliéster.

2. Acalme-se

A maioria das pessoas fica muito agitada com o calor, mas estar constantemente a virar-se na cama não o vai ajudar. Mantenha-se quieto e meta na cabeça que vai ter mais calor do que é habitual.

3. Tenha água por perto

Beba um copo de água fresca antes de ir dormir. Pode ser que vá mais vezes à casa de banho durante a noite, mas vai ajudá-lo a ficar mais fresco.

4. Vá a banhos

Antes de dormir, tome um banho de água fresca. É uma maneira fácil de baixar a sua temperatura corporal e vai ajudá-lo a adormecer mais rapidamente. A água só não pode é estar demasiado fria, porque assim vai ficar mais desperto. 

5. Crie correntes de ar

Pode parecer básico, mas mais vale recordar. Abra uma janela, ou compre uma ventoinha, para tornar as suas noites mais agradáveis. Se conseguir controlar a temperatura no seu quarto, o ideal é estar a 17.º C.

6. Atenção com as saídas nocturnas

Uma das vantagens do Verão é poder jantar fora com os amigos e/ou sair à noite. Isso pode é ser complicado para as noites mais quentes. Para ter uma noite mais descansada, depois de comer, espere cerca de duas horas antes de se deitar. E tente não abusar das bebidas alcoólicas.

7. Palavra-chave: congelador

Para fim, ficou o melhor… e o mais estranho. Coloque a roupa de cama dentro de um saco, para não se molhar, e ponha-a dentro do congelador. Mas não por muito tempo, só até os lençóis ficarem frescos. Vai ver que resulta.