10 dicas para um bronze saudável

Com a chegada do Verão e das férias, a grande maioria dos portugueses opta por passar os dias na praia ou na piscina. E quem não gosta de ter a pele bronzeada nesta altura do ano?

Mas passar muitas horas ao sol, de forma saudável, para ganhar aquele tom dourado na pele, não é fácil. Muitas vezes apanham-se escaldões que, para além de causarem desconforto, podem vir a dar origem a cancro de pele. 

O site WebMD fez uma lista de dez dicas para ter um bronze saudável, sem pôr em causa a sua saúde:

1. O bronze acaba sempre por ser um dano para a pele. Por isso, quando se bronzear, faça-o da maneira mais saudável possível e use protectores solares.

2. O protector solar é essencial para os dias em que está mais tempo ao sol, mas também é preciso ter em conta a eficácia do mesmo. Escolha um protector solar com factor 30 ou superior, para impedir que os raios UV danifiquem a sua pele. São estes raios que queimam a pele e podem causar cancro da pele. “Queimaduras solares duplicam as hipóteses de contrair cancro da pele”, explica o médico Harold Brody, da Academia Americana de Dermatologistas.

3. Compre um protector solar que proteja dos diferentes tipos de raios UV e tenha atenção à data de validade. Muitas pessoas usam o protector solar que sobrou do Verão passado, mas isso pode não ser boa ideia. O especialista aconselha ainda a não usar um creme que não tenha estado muito tempo exposto ao sol. “Se o protector solar esteve ao sol, eu substituí-lo-ia todos os anos”. 

4. A quantidade de creme que põe no seu corpo também é importante. Deve colocar cerca de 30g em todo o corpo, para garantir que a sua pele está protegida. 

5. Use protector solar todos os dias, mesmo que não vá à praia ou à piscina. Vários estudos comprovaram que as pessoas que usam estes cremes diariamente têm menor hipótese de contrair cancro de pele. “Ter uma maquilhagem com protecção solar não é tão eficaz como usar este tipo de creme por baixo da maquilhagem”, afirma Harold Brody.

6. Na praia ou na piscina, volte a pôr protector solar de duas em duas horas, ou depois de ir à água, mas seque-se primeiro. A água dilui o creme e acaba por não ter o mesmo tipo de protecção. Mesmo que o seu protector diga que é à prova de água, é necessário voltar a aplicá-lo.

7. Use um chapéu na sua cabeça e, de preferência, um que tenha abas, com cinco a sete centímetros. 

8. Utilizar roupas, para cobrir o seu corpo, também é uma boa maneira de se proteger do sol, mas só se não forem transparentes. Pense nisto: se consegue ver o que está por debaixo da roupa, o sol também 'consegue'. 

9. Os óculos de sol fazem mais por si do que pô-lo bonito. Protegem-no de várias complicações oculares. Escolha uns que protejam dos raios UV. 

10. Não utilize produtos que acelerem o bronze, como por exemplo óleos e bronzeadores, pois só danificam a sua pele.