Santos Silva investiu 3,7 milhões em dívida do GES

Carlos Santos Silva, o empresário suspeito de ser o testa-de-ferro de José Sócrates, é um dos clientes do BES que investiu em papel comercial da Espírito Santo International (ESI), a empresa do Grupo Espírito Santo (GES) que estaria falida desde 2011.

Segundo  documentos do Banco de Portugal (BdP) a que o SOL teve acesso, o ex-administrador do Grupo Lena terá feito dois investimentos em papel comercial: 500 mil euros em Setembro de 2013 e mais meio milhão de euros em Dezembro desse ano. Essa série de papel comercial vencia em Abril de 2014 e, de acordo com fontes contactadas pelo SOL, terá sido por volta dessa data que os clientes deixaram de ser reembolsados. Ou seja, Santos Silva poderá ser um dos milhares de lesados do BES. O SOL tentou obter esclarecimentos junto da defesa do empresário, mas a advogada, Paula Lourenço, respondeu apenas: “Desconheço por completo o assunto”.

Santos Silva tinha várias contas no antigo BES: uma delas é a que o Ministério Público argumenta ter servido única e exclusivamente como fundo de maneio do ex-primeiro-ministro. O empresário da Covilhã não é a única figura pública que consta destas listas do BdP.

Leia o artigo na íntegra na edição em papel do SOL. Já nas bancas

* com Sandra Almeida Simões