Rede mafiosa georgiana desmantelada em Espanha

Pelo menos 36 pessoas, na maioria georgianas, foram hoje detidas em Espanha, incluindo o líder local do bando criminoso da ex-União Soviética “Vory v Zakone”, uma máfia “particularmente perigosa” especializada em assaltos, anunciaram as autoridades espanholas. 

O líder do "Vory v Zakone", que significa, em tradução literal, "ladrões pela lei", está entre as pessoas detidas no âmbito de uma vasta operação policial realizada em conjunto com a Europol e a polícia alemã, precisou a polícia. 

O homem dirigia o seu grupo, que tinha ramificações noutros países da Europa, com "mão de ferro" e funcionava também como juiz em caso de litígio, sublinha a polícia em comunicado.

Trata-se de uma organização "particularmente perigosa", disse à imprensa o ministro do Interior espanhol, Jorge Fernandez-Diaz.

As joias e outros objetos de valor roubados em assaltos eram depois revendidos em diferentes estabelecimentos de compra e venda de joias ou ouro.

Cada um colocava uma parte dos lucros numa "caixa" destinada à aquisição de armas e a apoiar as famílias de membros na prisão.

O "Vory v Zakone" nasceu na Rússia no século XX, reunindo elementos de diversas países do ex-bloco soviético (Rússia, Geórgia, Arménia, Moldávia, Chechénia, Ucrânia) que se implantaram na Europa desde o início dos anos 1990 e "até 2009-2010", segundo a polícia.

O cineasta David Cronenberg inspirou-se nesta organização para fazer o seu filme "Promessas Perigosas" (2007).

O seu modo de funcionamento, quase militar, baseia-se num padrão imutável: o "Vor" (líder da célula) é consagrado numa cerimónia tradicional de admissão. Ele é o responsável pelo seu grupo, gerido por supervisores regionais na Europa.

Não entra quem quer: é preciso ter um passado de delinquência e ter feito a sua estreia, nomeadamente na prisão.

Os membros são identificáveis através das tatuagens – rosa-dos-ventos, teia de aranha, punhal –, devem respeitar um severo código de honra e são de poucas palavras quando detidos.

Lusa/SOL