Quem será o sucessor de Varoufakis?

Depois do anúncio da demissão de Yanis Varoufakis, a imprensa grega já avançou com alguns nomes prováveis para o cargo de ministro das Finanças. 

Quem será o sucessor de Varoufakis?

Segundo a Reuters, um deles é Euclid Tsakalotos, vice-ministro das Relações Internacionais Económicas, de 55 anos, e que tem sido coordenador das negociações gregas. George Stathakis, actual ministro da Economia, é também outra das figuras apresentada como possível sucessor do antigo ministro das Finanças.

Yanis Varoufakis, uma das mais mediáticas figuras do Governo grego, anunciou a sua demissão esta manhã, através do seu blog.

“Pouco depois de serem anunciados os resultados do referendo, fui informado de uma certa preferência de alguns participantes do Eurogrupo, e de vários parceiros, pela minha ‘ausência’ nas reuniões. Uma ideia que o primeiro-ministro considerou ser potencialmente útil para que conseguisse chegar a um acordo. Por este motivo deixo o Ministério das Finanças hoje”, pode ler-se no seu blogue.

O Governo grego encontra-se neste momento reunido para discutir os próximos movimentos, depois da vitória do ‘Não’ no referendo de domingo. Fonte governamental avançou que o novo ministro das Finanças será anunciado depois do encontro.