Maria Barroso. Durão Barroso diz que ‘Portugal perdeu uma Senhora’

O antigo primeiro-ministro Durão Barroso afirmou hoje que, com a morte de Maria Barroso, “Portugal perdeu uma Senhora”, recordando o seu percurso de vida na luta pelos valores da liberdade e da democracia.

"Com a morte da Dra. Maria de Jesus Barroso, Portugal perdeu uma Senhora. Alguém cujo percurso de vida faz hoje parte da nossa identidade na luta pelos valores da liberdade, da solidariedade e da democracia, conquistados na Revolução de 25 de Abril de 1974", refere o ex-presidente da Comissão Europeia, numa nota enviada à Agência Lusa.

Durão Barroso recorda de Maria Barroso a "convicção, inteligência e um saber estar feito de uma serenidade determinada e empenhada, digna da admiração de todos".

"Perante a sua memória, a minha mulher e eu próprio inclinamo-nos com o máximo respeito e à sua família apresentamos os nossos mais profundos sentimentos", conclui.

Maria de Jesus Barroso, presidente da Fundação Pro Dignitate, fundadora do PS e mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, morreu hoje, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada em estado grave desde 26 de junho, na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo intracraniano.

O corpo de Maria Barroso vai estar em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família. O funeral seguirá para o Cemitério dos Prazeres após a missa de corpo presente, que terá lugar às 10:00 na Igreja do Campo Grande.

Lusa/SOL