A história viral que era mentira

Existem muitas histórias virais a correrem na Internet. Mas a verdade é que algumas não passam de invenções. É o caso do ‘polémico’ bolo de anos de uma menina norte-americana.

As histórias dizim que a mãe da criança tinha encomendado um bolo da princesa Elsa, do filme ‘Frozen’, à empresa McGreevey Cakes. Foram entretanto partilhadas no site Reddit fotografias do bolo em questão e a polémica instalou-se.

Artigos publicados em meios de comunicação de vários países diziam que a família ia apresentar queixa e que a criança tinha ficado traumatizada com a princesa deformada.

No entanto, a empresa Icing Smiles, uma organização não-lucrativa que faz bolos para crianças doentes, usou a sua página no Facebook para explicar que o bolo tinha sido confeccionado por uma pasteleira chamada Lisa, uma ‘sugar angel’ (‘anjo de açúcar’) que oferece os seus bolos às crianças. Que este não tinha sido encomendado e que se tratava simplesmente de uma oferta.

A pasteleira em causa recebeu várias mensagens a insultá-la e a denegrir o seu trabalho. Lisa respondeu com humor, dizendo que “este não era o seu melhor trabalho”, explica a Icing Smiles.

Nuno Markl foi uma das pessoas que ‘caiu’ na história falsa. Quando se apercebeu da falha, o humorista foi o primeiro a admitir o erro.

“É tudo mentira, e eu caí que nem um patinho numa destas remixes da realidade que pululam nesta era de culto da aldrabice. O bolo não é o mais bonito do mundo, mas a verdade é que nenhuma família se queixou e nenhuma menina ficou traumatizada, ao contrário do que dizia a "história viral" em que reputados órgãos de comunicação acreditaram. O bolo foi feito por uma boa causa. Às vezes constato que há imprecisões nas histórias que as agências trazem à minha rubrica; neste caso caí numa pura e simples distorção grosseira da realidade para efeito cómico.“, escreveu Markl na sua página no Facebook.