Este jogo de futebol terminou 46-0 [vídeo]

Há países que raramente aparecem nas notícias, por isso, e antes de mais, uma pequena apresentação dos protagonistas deste artigo. De um lado do campo, a selecção de futebol da Micronésia, uma federação de pequeninas ilhas do Pacífico onde vivem 106.000 pessoas. No outro, a equipa de Vanuatu, outro pequeno país insular da Oceânia com…

Agora imaginem um duelo entre estes dois colossos do futebol (alerta de ironia). Maçador? Nada disso. Acontece que Vanuatu (curiosidade: o navegador português Pedro Fernandes de Queirós foi o primeiro europeu a visitar o arquipélago) está em 200.º lugar no ranking da FIFA, enquanto a Micronésia… não é sequer membro da FIFA, mas é-lhe atribuído o 222.º lugar em 234 num ranking ELO (O pior de todos? Palau). Ou seja, Vanuatu é um titã ao lado da Micronésia, que recentemente sofreu duas outras derrotas expressivas: 38-0 frente às Fiji e 30-0 com o Tahiti.

Regressemos então ao jogo desta terça-feira, a contar para o torneio da Confederação de Futebol da Oceânia, onde se disputa uma vaga para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Resultado ao intervalo? 24-0. Resultado final? 46-0. Melhor marcador? O vanuatuense Jean Kaltack com 16 golos.

“Aquilo foi meninos contra homens feitos”, resumiu o próprio seleccionador micronésio, Stan Foster, que pediu compreensão para os jovens, alguns dos quais só hoje jogaram futebol de 11 pela primeira vez.

 “A maior parte deles nunca tinha saído da sua aldeia, quanto mais da sua ilha. Levei-os a Guam no outro dia e foi a primeira vez que andaram de elevador e de escadas rolantes”, explica.

Aqui ficam algumas imagens do jogo [Vanuatu de amarelo, Micronésia de azul]: