Garmin apresenta o novo radar para bicicletas

A bicicleta é um veículo em voga, uma escolha preferencial pela liberdade, facilidade de utilização e rapidez de locomoção que oferece. Mas, apesar das novas regras para a circulação nas faixas de rodagem, acarreta alguns perigos.

É frágil e por vezes expõe-nos a riscos vários, como a falta de segurança em relação a outros veículos, obstáculos ou má visibilidade.

A resposta a tudo isto dá-nos a Garmin, empresa americana especialista em tecnologia GPS e que nos apresenta o novo Rearview Radar, o primeiro sistema de radar para bicicleta.

É composto por duas peças: a Head Unit, unidade onde visualizamos a informação, e a Tail Light, o radar propriamente dito, uma peça única rectangular que incorpora a iluminação traseira.

Este aparelho é a peça chave do radar. Deve ser colocado na traseira da bicicleta e é capaz de detectar diferentes veículos numa distância até 140 metros. Indica a velocidade relativa de aproximação, o nível de perigo e emite avisos de alerta. Também se faz notar, fazendo piscar a luz de presença.

As suas potencialidades podem ser alargadas e usufruídas em conjunto com outros dispositivos Garmin. Permite ser ligado sem fios à restante gama Varia e aos computadores de bicicleta Edge compatíveis (Egde 1000 e Edge 520).

Desta forma, e bastando emparelhar, os faróis traseiros e dianteiros ajustam automaticamente o foco de luz de acordo com a velocidade da bicicleta e com a iluminação, criando as melhores condições para circular.

oscar.rocha@sol.pt