Fundo da zona euro já recebeu novo pedido de resgate da Grécia

O fundo de resgate da zona euro já recebeu o pedido formal da Grécia de um terceiro programa de ajuda financeira, de acordo com fonte oficial, citada pelas agências de notícias. 

Fundo da zona euro já recebeu novo pedido de resgate da Grécia

Segundo a agência de notícias France Presse, o pedido foi feito para um novo programa a três anos. No entanto, o Mecanismo Europeu de Estabilidade ainda não deu informou oficialmente dos detalhes do pedido.

Apesar de na terça-feira o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, ter dito que — após esse pedido chegar ao Mecanismo Europeu de Estabilidade — seria convocado "de imediato" uma reunião por teleconferência dos ministros das Finanças da zona euro para ser dado início ao processo de avaliação desse pedido, fonte comunitária disse à Lusa que o que está previsto agora é apenas uma reunião do grupo de trabalho do Eurogrupo, composto pelos 'números 2' dos ministérios das Finanças, a ser realizada ao início da tarde.

O pedido formal de ajuda do Governo grego ao fundo de resgate do euro é o primeiro passo exigido pelos líderes das instituições da zona euro para aceitarem avaliar um terceiro pacote de resgate para Atenas.

Para obter a nova ajuda, o Executivo liderado por Alexis Tsipras tem ainda de apresentar até quinta-feira à noite propostas concretas de reformas que está disposto a executar em troca do novo pacote financeiro. 

Essas medidas serão avaliadas pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional para ver da sua credibilidade.

Tudo isto deverá acontecer até domingo, quando está já marcada uma nova cimeira, naquele que se considera ser o verdadeiro 'Dia D' para a Grécia.

"Temos cinco dias para chegar a um acordo definitivo. Tenho de dizer alto e bom som que o prazo final é esta semana", disse terça-feira o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Já o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, admitiu pela primeira vez que o executivo comunitário tem um "cenário de 'Grexit' preparado em detalhe".

Se houver um acordo até domingo quanto às medidas a adotar pela Grécia em troca de novas medidas, haverá uma cimeira só da zona euro, para dar o apoio político a um terceiro resgate à Grécia. 

Se não houver acordo, haverá uma cimeira com os chefes de Estado e de Governo dos 28 países da União Europeia, neste caso para avaliar as consequências no espaço comunitário de um 'Grexit' e preparar um plano de ajuda humanitária a Atenas.

Lusa/SOL