Carro atravessa os Estados Unidos com menos de 300 dólares de gasóleo

A Volkswagen bateu um recorde esta terça-feira, que já era seu de 2013, ao atravessar 48 estados americanos num Golf, com menos de 300 dólares de gasóleo. Foram precisos apenas 294,98 dólares (266,4 euros) para percorrer 13.250 quilómetros em 16 dias. Quanto à quantidade de combustível, foram usados pouco mais de 101 galões, o equivalente…

Poderia pensar agora que se tratava de um carro especialmente preparado para uma aventura destas, com formas mais aerodinâmicas e mais leve que o normal. Na verdade, tratou-se de um carro que podia estar à venda nos concessionários – inclusivamente em Portugal – um Golf 2.0 TDI com 150 cavalos de potência e caixa manual de seis velocidades. Foi conduzido pelo jornalista Wayne Gerdes e pelo engenheiro electrónico Bob Winger. 

O que os dois fizeram, seguramente, foi preparar minuciosamente o trajecto de 8.233,5 milhas para conseguirem atravessar os 48 estados na menor distância possível, mas sem passar por zonas de maior altitude, o que iria prejudicar os consumos. Percorreram quase 830 quilómetros por dia. De ‘fora’ do caminho ficaram só o Havai e o Alasca, por serem estados afastados dos restantes 48. O arranque e o início da viagem foi em Herndon, na Virgínia, perto de Washington.

A média de consumo conseguida foi de 81,17 milhas por galão (padrão americano), o que para os parâmetros europeus pode ser convertido para 2,9 litros por cada 100 quilómetros. Essa marca superou o que Wayne Gerdes já tinha conseguido em 2013, com um Volkswagen Passat. Na altura, Gerdes fez o trajecto com uma média de 3,02 litros por 100 quilómetros.

O feito da Volkswagen, com o objectivo de figurar nos recordes Guinness, acabou por ter um gosto especial. O recorde ficou muito abaixo da melhor média de consumos num carro híbrido – alegadamente mais eficiente – a fazer o percurso dos 48 estados, que segundo a marca alemã está em 3,16 litros.

Em comunicado, a Volkswagen destaca que Wayne Gerdes – considerado uma espécie de ‘fundista’ dos automóveis – já bateu recordes de distância e baixo consumo a conduzir mais de 100 veículos.

emanuel.costa@sol.pt