Internacional

Eurodeputado polaco faz a saudação nazi

O eurodeputado polaco Janusz Korwin-Mikke surpreendeu todos aqueles que estavam presentes na reunião de quarta-feira no Parlamento Europeu.

Korwin-Mikke, líder do Congresso da Nova Direita – formação que recebeu cerca de 10% dos votos nas últimas eleições europeias -, fez a saudação nazi durante a sua intervenção, como forma de protesto contra a proposta alemã. Esta visa introduzir um sistema de venda de bilhetes comuns de comboios e autocarros para as viagens feitas dentro das fronteiras da União Europeia, lê-se no jornal espanhol Publico.

Quando levantou o braço, o eurodeputado polaco disse a sua versão do lema nazi: Na frase “um só povo, um império, um líder”, Korwin-Mikke alterou líder para “bilhete de transporte”.

Os eurodeputados defendem que esta medida iria aumentar o uso de transportes públicos, enquanto Korwin-Mikke afirma que Bruxelas só que “unificar tudo e acabar com a diversidade”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Grzegorz Schetyna, pediu desculpa esta quinta-feira à Europa, ao Parlamento Europeu e aos que votaram em Korwin-Mikke. “Estamos todos envergonhados com este comportamento”, afirmou.