Alguns países ‘não querem um acordo’ com a Grécia

Fontes do Governo grego consideram “evidente que certos países” europeus não querem um acordo para salvar Atenas da bancarrota, escreve hoje a agência noticiosa grega ANA.

Alguns países ‘não querem um acordo’ com a Grécia

"É evidente que certos países, por razões que nada têm que ver com as reformas e o programa, não querem um acordo", afirmam à ANA as fontes governamentais não identificadas.

Segundo a agência, as fontes garantem que os ministros das Finanças da zona euro acordaram sobre "um calendário pertinente" e que se chegou a um "acordo de princípio", mas que "um grupo de países levantou a questão da 'confiança', sem precisar o que deveria ser feito".

O Eurogrupo, que esteve reunido no sábado quase nove horas, realizará hoje de manhã a sua décima reunião sobre a Grécia nas últimas quatro semanas, imediatamente antes dos encontros ao nível de chefes de Estado e de Governo previstos para a tarde: uma cimeira dos 19 países da zona euro às 16h00 locais (15h00 em Lisboa) e outra dos 28 países da União Europeia às 18h00 (17h00 em Lisboa), encontros nos quais participará o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Este fim de semana foi apontado por diversos líderes europeus como "absolutamente decisivo" para a crise grega e a situação da Grécia no espaço monetário único, tendo vários responsáveis afirmado que ou há acordo ou então é necessário discutir os moldes de um "Grexit", a saída da Grécia da zona euro.

Lusa/SOL