Merkel, Juncker e Tusk reunidos antes de cimeira da zona euro

A chanceler da Alemanha e os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu estão hoje reunidos em ‘mini-cimeira’ para preparar a reunião desta tarde entre os chefes de Estado e de Governo da zona euro sobre a Grécia.

Merkel, Juncker e Tusk reunidos antes de cimeira da zona euro

Segundo disse à Lusa fonte europeia, o encontro entre, respetivamente, Angela Markel, Jean-Claude Juncker e Donald Tusk, está a decorrer no âmbito da cimeira do Partido Popular Europeu (PPE), que antecede a cimeira da zona euro, a partir das 16h00 locais, 15h00 de Lisboa. 

Neste momento decorre ainda a reunião entre os ministros das Finanças da zona euro, que foi retomada esta manhã depois de interrompida na última madrugada, em torno de negociações sobre um terceiro programa de assistência a Atenas.

As expectativas relativamente a um acordo são muito reduzidas, com posições ainda divergentes entre os países, sendo esperado que saiam, para já, pedidos de implementação de reformas concretas à Grécia, que poderão ir ao parlamento helénico já esta semana, e propostas para serem discutidas na cimeira da zona euro.

Portugal está representado no Eurogrupo pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque – que não prestou quaisquer declarações à imprensa desde a sua chegada a Bruxelas, no sábado, para dar a conhecer a posição de Portugal -, e, na cimeira do euro, pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Lusa/SOL