Passos reivindica ideia de que ajudou a desbloquear negociações na Grécia

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, assegurou hoje, em Bruxelas, que “Portugal manteve sempre uma atitude muito construtiva” nas negociações com a Grécia e apontou que foi inclusivamente uma ideia sua que ajudou a desbloquear o último obstáculo. 

Passos reivindica ideia de que ajudou a desbloquear negociações na Grécia

"Devo dizer até que, curiosamente, a solução que acabou por desbloquear o ultimo problema que estava em aberto, que era justamente a solução quanto à utilização do fundo [de privatizações], partiu de uma ideia que eu próprio sugeri. Quer dizer que até tivemos, por acaso, uma intervenção que ajudou a desbloquear o problema", disse Passos Coelho, numa conferência de imprensa no final da cimeira da zona euro.

Segundo Passos Coelho, foi Portugal que sugeriu que, do valor de 50 mil milhões de euros do fundo, "25 mil milhões pudessem ser utilizados para, de certa maneira, poder privatizar os bancos que estão agora a ser recapitalizados" e que, "acima desse valor, se pudesse então fazer uma utilização quer para abater à divida publica, quer para se poder financiar o crescimento em partes iguais". 

"Foi justamente uma ideia que eu sugeri e que verifico que acabou por ser utilizada pelos negociadores com o primeiro-ministro grego", Alexis Tsipras, indicou. 

A cimeira da zona euro, iniciada domingo à tarde, terminou hoje de manhã, após 17 horas de negociações, com um acordo de princípio em torno de um terceiro resgate à Grécia para três anos, num valor de aproximadamente 86 mil milhões de euros, com uma série de condicionalidades que as autoridades gregas devem começar a legislar e implementar no imediato.

Lusa/SOL