Hollande elogia ‘escolha corajosa’ de Tsipras

O Presidente francês, François Hollande, afirmou hoje que com o acordo, alcançado em Bruxelas por unanimidade, “se preservou a soberania grega” e elogiou a “corajosa escolha” do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, de aceitar um entendimento com os seus credores.

Hollande elogia ‘escolha corajosa’ de Tsipras

"O objetivo era alcançar um acordo que permitisse à Grécia permanecer na zona euro", assinalou Hollande, qualificando de "histórica" a decisão da Europa.

"Houve acordo. A Grécia fica no euro. A Europa ganhou", frisou.

Hollande apontou ainda que a França tem sabido pensar na Europa e não apenas em França e destacou, pelo contrário, que "se a zona euro apenas tivesse ouvido uma voz (a do bloco mais duro com Atenas e liderado por Berlim) tal teria resultado na saída da Grécia do euro".

Após o acordo hoje alcançado sobre um terceiro programa de ajuda à Grécia, o processo está agora do lado grego, uma vez que cabe ao Executivo liderado por Alexis Tsipras legislar sobre os assuntos acordados e levar ao parlamento para aprovar.

Os parceiros europeus querem que até quarta-feira sejam aprovadas no parlamento grego medidas como aumento do IVA, reforma do sistema de pensões ou legislação laboral.

Depois disso, provavelmente ainda esta semana, os parlamentos de Alemanha, Holanda, Finlândia, Áustria, Eslováquia, Estónia ainda terão de aprovar a abertura formal de negociações para um terceiro resgate.

Os chefes de Estado e de Governo da zona euro, reunidos em Bruxelas desde domingo à tarde, chegaram hoje de manhã a um acordo sobre a Grécia, ao cabo de 17 horas de negociações.

Lusa/SOL