Romance inédito de Harper Lee nas bancas já amanhã

O romance inédito da escritora norte-americana Harper Lee, de 88 anos, “Go set a watchman”, onde se encontram locais e personagens de “Mataram a cotovia”, é publicado terça-feira nos países de língua inglesa, pela HarperCollins.

O presidente do grupo editorial, Michael Morrison, referiu-se à obra como "brilhante". "É brilhante este livro. Adorei 'Go set a watchman', sei que esta obra-prima será admirada pelas gerações futuras", afirmou.

O romance vai ser publicado em Portugal, pela Editorial Presença, "no último trimestre deste ano", como disse em abril último, à agência Lusa, fonte editorial.

A ação da obra inédita da norte-americana Harper Lee, "Go set a watchman", segundo a apresentação da editora portuguesa, "decorre em meados da década de 1950 e apresenta muitas das personagens de 'Mataram a cotovia', vinte anos mais tarde".

"Scout (Jean Louise Finch), agora uma jovem mulher, regressa a Maycomb, sua terra natal, vinda de Nova Iorque, para visitar o pai, Atticus. Vê-se forçada a confrontar-se com assuntos pessoais e políticos e tenta compreender a atitude do pai em relação à sociedade, bem como os seus próprios sentimentos relativamente ao local onde nasceu e passou a infância", adianta a apresentação da obra.

O cenário é a pequena cidade do Estado do Alabama, sob as fortes tensões raciais dos anos de 1950, que também serviu de cenário a "Mataram a cotovia".

A escritora, citada pela Presença, reconheceu que, "em meados dos anos 1950", escreveu um romance intitulado "Go set a watchman", que antecedeu, no seu percurso, o romance que tornou célebre a autora.

"Tinha como principal personagem uma mulher, ainda jovem, chamada Scout. Na época, o meu editor, entusiasmado com os 'flashbacks' da infância de Scout, convenceu-me a escrever um romance a partir da perspetiva de Scout ainda criança'", afirma Harper Lee, num texto enviado à Lusa pela Editorial Presença.

Depois da publicação de "Mataram a Cotovia", em 1960, que valeu a Harper Lee um Prémio Pullitzer, a escritora "pôs de parte o manuscrito de 'Go set a watchman' e nunca mais pensou nele". "Foi até dado como perdido, mas, no outono do ano passado", a editora de Harper Lee, nos EUA, "descobriu-o num lugar seguro, apenso ao original datilografado de 'To kill a mockingbird' ['Mataram a Cotovia']".

"Depois de muito pensar sobre o assunto e de alguma hesitação", prossegue a escritora, citada pela Editoral Presença, "mostrei-o a algumas pessoas da minha confiança e senti uma grande satisfação por acharem que valeria a pena publicá-lo. Sinto-me orgulhosa e maravilhada por o livro ir ser publicado ao fim de todos estes anos".

"Mataram a cotovia", originalmente publicado em Portugal em 1964, é um romance sobre racismo e preconceito, nos anos da Grande Depressão, nos Estados Unidos, na década de 1930. A obra foi adaptada ao cinema por Robert Mulligan, em 1962, que teve estreia portuguesa sob o título "Na sombra e no silêncio", e garantiu ao protagonista, Gregory Peck, o Óscar de melhor ator.

Lusa/SOL