Cavaco fala em ‘erro estratégico de negociação’ do Governo grego

O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou hoje que a situação da Grécia “é um bom exemplo de como erros cometidos por um Governo numa negociação externa podem conduzir a sacrifícios muito grandes para as populações”.

Cavaco fala em ‘erro estratégico de negociação’ do Governo grego

Na Póvoa de Varzim, no final de uma jornada dedicada à Fileira da Pesca, Cavaco Silva foi questionado sobre o acordo alcançado entre a Grécia e as instituições internacionais, garantindo que sempre esteve "convencido que na 25.ª hora seria encontrada uma solução" já que tem "uma certa tendência para olhar com muito menos excitação para estas crises da União Europeia do que os analistas".

"Este é um bom exemplo de como erros cometidos por um Governo numa negociação externa podem conduzir a sacrifícios muito grandes para as populações", disse, antecipando que "fará parte no futuro dos exemplos dos livros da economia política das crises como um erro estratégico de negociação".

O Presidente da República destacou que o acordo é "muito mais duro do que aquilo que estava sobre a mesa antes do referendo", receando que em alguns "a execução seja difícil".

Lusa/SOL