Costa: Expulsão da Grécia seria o fim do euro e provável saída de Portugal

O secretário-geral do PS considerou hoje que o acordo entre instituições europeias e Grécia não é perfeito, mas advertiu que a expulsão grega representaria o fim do euro, com provável saída de Portugal da moeda única.

Costa: Expulsão da Grécia seria o fim do euro e provável saída de Portugal

António Costa falava aos jornalistas após ter participado numa sessão de homenagem ao antigo ministro socialista da Ciência José Mariano Gago, após ser questionado sobre o acordo alcançado na segunda-feira entre a Grécia e os restantes Estados-membros da União Europeia.

"O ter havido um acordo é em si mesmo bom e, se as partes chegaram a acordo, é porque houve boas razões para chegarem a acordo. Estávamos numa trajetória muito perigosa, em que a direita mais radical, onde se filia o nosso Governo, fez tudo o que estava ao seu alcance para expulsar a Grécia do euro", acusou.

Neste contexto, o líder socialista fez uma leitura sobre os episódios que se poderiam seguir após uma eventual expulsão da Grécia da zona euro.

"A expulsão da Grécia da zona euro era o fim do euro e era provavelmente o fim da nossa presença do euro. Se me perguntam se o acordo é perfeito, digo que não é perfeito, mas é um acordo. Espero é que agora seja possível estabilizar a zona euro para nos centrarmos no que é fundamental e prioritário, que é um novo impulso para a convergência", declarou aos jornalistas.

Lusa/SOL