Grupo Lena. Nova investigação, mais um detido

Um ex-administrador do grupo Lena foi detido no âmbito de uma investigação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) à empresa Eneólica, que pertence ao grupo de Leiria. Em causa estão os crimes de fraude na obtenção de subsídio e de branqueamento de capitais. Além daquela empresa, a investigação estende-se a outros agentes do sector…

Segundo fonte oficial da Polícia Judiciária, “a investigação centra-se na atividade desenvolvida através de empresas portuguesas e espanholas, que obtiveram, de forma fraudulenta, subsídios de elevados montantes.”
 
De acordo com informações recolhidas pelo Sol, em causa está a atribuição de subsídios do Estado de cerca de 15 milhões de euros, mas o valor pode ser superior. “A investigação prossegue no sentido de se apurar todo alcance das alegadas condutas criminosas, bem como os prejuízos causados ao Estado, que serão de vários milhões de euros”, explica em comunicado a Polícia Judiciária.
 
É ainda referido que “os detidos, de 50 e 54 anos, serão presentes às Autoridades Judiciárias competentes a fim de serem sujeitos a primeiro interrogatório judicial”.
 
O Grupo Lena reagiu à detenção, esclarecendo ser “falso que tenha sido detido qualquer responsável do Grupo Lena, no âmbito de uma investigação da Polícia Judiciária”. A mesma fonte confirmou porém que um dos dois detidos “foi administrador de uma empresa do Grupo Lena, tendo deixado de ter qualquer relação com o grupo há cerca de dois anos”.
 
O inquérito é dirigido pelo DCIAP e conta com a colaboração da Autoridade Tributária.
 
carlos.santos@sol.pt