Sociedade

Concursos telefónicos. ERC convoca televisões

A RTP, a SIC e a TVI foram convocadas pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) para uma reunião sobre os concursos que promovem na sua programação, com participação dos telespectadores através de chamadas telefónicas de valor acrescentado (os números com o prefixo 76). O objectivo é, segundo a ERC, emitir uma directiva, visto que  há  « falhas subsistentes nestes concursos publicitários».

Estes canais assinaram há um ano um acordo de auto-regulação   que prevê que «apenas são permitidos, no máximo, cinco períodos de apelo pelos apresentadores, por hora de programa». Apesar de reconhecer que o  acordo está a ser respeitado, a ERC concluiu, após análise de  queixas recebidas, que ainda  «existem fortes indícios de acções enganosas e de práticas comerciais desleais».

Uma das principais críticas do regulador é a de que, apesar de existir um número máximo de apelos, «a quantificação da duração» não está regulada, sendo estes períodos demasiado  «longos», «além de repetitivos e insistentes».