Sociedade

Mercado de electricidade pode voltar a mudar

A Comissão Europeia propôs hoje uma nova configuração do mercado europeu da eletricidade, com o objetivo de melhorar o seu funcionamento e dando prioridade à eficiência energética, e que entra agora em consulta pública.

 

A flexibilização dos mercados é um dos objetivos e cuja concretização passa pela construção das infraestruturas de eletricidade em falta e o melhoramento da utilização das infraestruturas existentes.

Bruxelas quer que a União Europeia se torne o líder mundial no setor das energias renováveis, meta que obriga a "uma transformação profunda do sistema de eletricidade na Europa, incluindo uma nova configuração do mercado europeu da eletricidade", segundo um comunicado.

Com a consulta pública, a Comissão quer saber como deve funcionar o mercado da eletricidade, de forma a satisfazer as expectativas dos consumidores, facilitar o investimento - nomeadamente no domínio das energias renováveis.

Bruxelas, que divulgou hoje o Pacote de verão da Comissão em matéria de energia, conta apresentar propostas legislativas concretas no segundo semestre de 2016.

Lusa/SOL