Armando Vara já está em casa

Armando Vara deixou às 15h45 a cadeia anexa à Polícia Judiciária e está já em casa, com pulseira electrónica.

Armando Vara já está em casa

O antigo ministro socialista foi detido na última quinta-feira e está indiciado pelos crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, no âmbito da Operação Marquês.

O juiz Carlos Alexandre decretou na sexta-feira a prisão domiciliária com pulseira electrónica e proibição de contactos com os restantes arguidos, considerando que existia perigo de perturbação do inquérito e risco de fuga.

Desde esse dia que Vara estava no estabelecimento anexo à Polícia Judiciária para que fosse elaborado um relatório pela Direção geral de Reinserção e Serviços Prisionais sobre as condições da sua habitação.

Com o parecer positivo foi ainda preciso esperar por um despacho do juiz de instrução criminal para que fosse montado na sua residência o aparelho que monitoriza a pulseira electrónica.

Além de Armando Vara, a Operação Marquês conta já com nove arguidos, sendo que o ex-primeiro-ministro José Sócrates é o único que se encontra preso preventivamente, indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

carlos.santos@sol.pt