Japão em alerta devido ao tufão Nangka

Metade do Japão encontra-se sob alerta meteorológico face à chegada do poderoso tufão Nangka, prevista para hoje pelas 21h00 (13h00 em Lisboa) no sul do país, por serem esperados fortes chuvas e ventos.

O Nangka, o 11.º tufão da temporada, desloca-se no Pacífico Ocidental em direção ao sudoeste do Japão, a uma velocidade de 20 quilómetros por hora, com ventos de quase 200 quilómetros por hora, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Prevê-se que o tufão, considerado "forte", provoque, além disso, chuvas abundantes e uma ondulação forte, pelo que foi declarado alerta vermelho meteorológico — o segundo nível de uma escala de três — em grande parte das prefeituras do sul, leste e centro do Japão.

O Nangka deve tocar terra hoje à noite na ilha de Shikoku (sudoeste) e atravessar na sexta-feira o extremo sudeste da ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês, segundo as previsões da JMA.

Em Shikoku, as autoridades recomendaram a retirada de cerca de 4.200 pessoas na prefeitura de Kochi, onde foram cancelados perto de 140 voos previstos para hoje, informou a televisão estatal NHK.

Lusa/SOL