O que é que a luz de Lisboa tem?

A singularidade da luz de Lisboa é alvo de uma exposição que é inaugurada hoje, no Museu de Lisboa – Torreão Poente, no Terreiro do Paço, onde ficará patente até 20 de dezembro deste ano. 

Enaltecida por poetas e escritores, pintores, fotógrafos e cineastas, portugueses e estrangeiros, em várias das suas obras artísticas, a luz natural de Lisboa, considerada ícone imaterial da cidade, vai ser celebrada nesta exposição, concebida pelo Museu de Lisboa.

A exposição, intitulada exatamente "A Luz de Lisboa", aborda não só questões científicas sobre as propriedades dessa luz, como faz um percurso sobre a presença e a influência da luz de Lisboa em manifestações da arte e da cultura visual, dos séculos XX e XXI. 
O objetivo é apresentar uma exposição sobre o fenómeno mundialmente reconhecido da luz natural de Lisboa, considerada única e especial, questionando, a nível científico, a sua especificidade e ajudando a compreender as suas singularidades objetivas e subjetivas.
De acordo com a produtora A Terra Esplêndida, a exposição "A Luz de Lisboa" é organizada pela Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, empresa municipal da cidade responsável pela Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.
Comissariada por Ana Eiró, professora de Física e ex-diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, e por Acácio de Almeida, diretor de fotografia no cinema português e estrangeiro, a exposição conta ainda com a parceria do programa Imagens de Marca e com apoio da Fundação EDP, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, da Videoteca de Lisboa e do Cinema São Jorge, entre outras instituições. 

Lusa/SOL