Japão. Como acabar com a máfia? Reinserindo os seus membros na sociedade

A Agência Nacional da Polícia do Japão (NPA) decidiu potenciar os programas destinados à reinserção social de ex-membros da máfia Yakuza, após a aplicação bem-sucedida de um plano no sul do país.

Segundo detalha hoje, na sua edição digital, o jornal Asahi, a NPA pretende imitar à escala nacional o modelo que foi utilizado, com êxito, este ano, em Fukuoka, região da ilha de Kyushu, no sudoeste do Japão, famosa por concentrar muitos membros de grupos Yakuza, como o Yamaguchi-gumi, o maior do país.

O objetivo passa por potenciar a relocalização destes para diversos pontos do país, uma vez que os "yamebo", nome que recebem aqueles que abandonam os grupos, desejam mudar-se para outras regiões por receio de sofrerem represálias.

"Fortalecer a cooperação entre distintas prefeituras oferecerá mais oportunidades para que os ex-yakuza encontrem trabalho. Isso fomentará o número de "abandonos" e enfraquecerá as estruturas dos grupos" criminosos, referiu um porta-voz da polícia de Fukuoka ao jornal nipónico Asahi.

O programa aplicado na região tem dado bons resultados, já que, segundo dados policiais, o número de yakuza em Fukuoka sofreu uma redução em 170 membros para um total de 1.560 no ano passado, o valor mais baixo desde que em 1992 entrou em vigor uma conhecida lei nacional contra o crime organizado.

O programa de reinserção de Fukuoka surge da colaboração com uma organização não-governamental da região que se dedica à reinserção de ex-condenados e que, a partir de 2012, começou a trabalhar com "yamebo".

Lusa/SOL