A noite prepara-se na praia

Cada vez temos menos tempo para nós. Passamos mais tempo no trânsito, no trabalho ou em casa, demoramos mais a chegar aos sítios e por muito que os telemóveis tenham vindo, aparentemente, aproximar as pessoas, também as distraem recorrentemente do mundo, levando-as para jogos, aplicações, conversas paralelas, fotografias de viagens sonhadas e onde acabamos por…

Cada vez tomamos menos decisões por impulso, somos, por determinação do mundo globalizado, mais estratégicos e mais iguais, uma vez que acedemos à mesma informação e a produtos parecidos a preços competitivos. Também, felizmente, vivemos tempos em que ser saudável está na moda, cuidar do corpo tornou-se essencial, ter atenção com a alimentação, com os hábitos e a vida regrada, por vezes mais motivados em impressionarmos os outros, mas neste caso os meios justificam os fins. 

É por isso que vemos a correria das miúdas para a praia mal o primeiro raio de sol quebra o gelo do Inverno e ainda a Primavera ‘vai no adro’. De facto, ficamos bem diferentes com uma corzinha de Verão, mais morenos, menos pálidos e por isso com um aspecto mais saudável. Antes dos casamentos é assim, para ficar bem na fotografia, e antes da noite também — para sobressairmos, ficarmos mais bonitos e resplandecentes.  

A depêndencia que criámos das redes sociais, e da nossa imagem, obriga-nos a estarmos permanentemente à procura do melhor ângulo, da paisagem mais bonita, do nosso lado mais atraente, o que não nos permite, por vezes, retirar o melhor de cada momento apenas porque estamos obcecados em mostrar o melhor de nós aos outros! 

A fotografia da ‘salsicha’ que inunda essas páginas com duas pernas na areia e com o mar no horizonte como que a dizer ‘estou a ficar no ponto’ é o exacerbar desse fenómeno mas existem, hoje em dia, diversas formas de o demonstrar. É tal a fobia pela embalagem que uma bebida chegou ao cúmulo de se apresentar ao mundo como bronzeadora só para conseguir chegar de uma forma fácil a um público alvo bastante abrangente. 

O que é um facto é que as pessoas acabam por ter mais cuidados com a pele, alimentam-se melhor e hidratam-se mais, tentam deitar-se mais cedo para aproveitarem melhor o dia. E não fosse hoje em dia o Algarve ser inundado por pulseiras de discotecas a ‘impingirem-te’ uma qualquer noite e seria perfeito ver todos a darem tudo deitados à espera que o calor faça das suas porque a noite prepara-se na praia…