Tsipras critica deputados do Syriza que votaram contra acordo

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, criticou hoje os 32 deputados do partido Syrisa que, no parlamento, votaram contra as medidas de austeridade exigidas pelos credores internacionais.

Tsipras critica deputados do Syriza que votaram contra acordo

"A escolha dos 32 deputados do grupo parlamentar (Syriza) contraria os princípios de amizade e de solidariedade num momento crítico" e o partido saiu "ferido", disse Alexis Tsipras, numa reunião do Governo.

O parlamento grego aprovou, na quarta-feira, o acordo alcançando na segunda-feira com os líderes da zona euro para permitir o terceiro resgate financeiro do país, que poderá chegar aos 86 mil milhões de euros.

No entanto, muitos parlamentares do Syriza, o partido de esquerda que lidera o governo grego, recusaram-se a aprovar os termos do acordo.

Entre os membros do Syriza que votaram contra estiveram o ex-ministro das Finanças Yanis Varoufakis, a presidente do parlamento grego, Zoe Konstantopoulou, e o ministro da Energia e das Infraestruturas, Panagiotis Lafazanis

A proposta foi aprovada pelo parlamento, depois de receber o apoio dos partidos conservadores, socialistas e pró-europeus na oposição.

Antes da votação, vários deputados do Syriza tinham afirmado que não eram a favor das medidas de austeridades, mas "apoiavam o governo".

"Esse apoio (…) não faz sentido, porque estou agora forçado a continuar com um Governo baseado num número de deputados minoritário", afirmou Alexis Tsipras.

Na reunião, o primeiro-ministro não anunciou quais as sanções que podem ser aplicadas aos deputados que votaram contra.

Lusa/SOL