CMVM aplicou mais de 212 mil euros de multas entre abril e junho

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aplicou, no segundo trimestre de 2015, um total de 212.500 euros de coimas relativas a nove processos de contraordenação.

Entre os processos, quatro eram relativos a violação de deveres de informação ao mercado, dois a violação de deveres de intermediação financeira, dois referentes à atuação dos auditores e um relativo à atividade dos organismos de investimento coletivo.

Das decisões tomadas, cinco diziam respeito a contraordenações muito graves, duas graves e outras duas menos graves, tendo sido aplicadas ainda dez admoestações, refere o regulador em comunicado.

Entre abril e junho, foram ainda decididos dois processos em tribunal: um por violação dos deveres de informação ao mercado e outro por violação das regras relativas à intermediação financeira. 

Estão ainda pendentes de decisão judicial outros 14 processos.

A CMVM tem atualmente em curso 105 processos de contraordenação: 29 relativos à atividade dos organismos de investimento coletivo, 28 referentes a violações de deveres de informação, 28 dizem respeito a violações de deveres de intermediação financeira, 19 por violação de deveres de negociação em mercado e um referente à atuação dos auditores.

Lusa/SOL