Jovem com paralisia cerebral ajuda a criar ténis ‘especiais’

A ideia de Matthew Walzer e a aposta da Nike vão ajudar muitos jovens e adultos por esse mundo fora. O objectivo? Facilitar a vida do atleta e do jovem que vai para a escola jogar futebol com os amigos.

Tudo começou com uma carta que Matthew, um adolescente com paralisia cerebral, decidiu escrever à empresa de artigos de desporto. Este jovem –um estudante que está prestes a ir para a universidade e a tornar-se independente – não consegue realizar algo que todos fazemos todos os dias: calçar os sapatos.

Por isso, Matthew decidiu escrever uma carta à Nike, pedindo que criassem um modelo que fosse fácil de calçar. Por coincidência, a empresa já estava a trabalhar nessa ideia, mas a carta deste adolescente fez com que se empenhassem ainda mais, explica o site Diply.

Foi assim criado um modelo que abre pela parte de trás e que fica seguro apenas através de um fecho de velcro. A Nike foi aperfeiçoando o modelo ao longo de três anos até criar sapatos que se adaptassem ao cidadão comum e aos atletas de alta-competição.

“Nunca irei esquecer [o momento em que recebi os sapatos em casa]. Tirei-os da caixa e calcei-os. Senti-me independente de uma forma como nunca me tinha sentido”, disse Matthew numa entrevista.