Grécia assegura que vai pagar hoje 6.200 milhões de euros ao FMI e ao BCE

Uma fonte do ministério das Finanças grego assegurou que foram iniciadas as operações para pagar hoje cerca de dois mil milhões de euros ao FMI e 4,2 mil milhões de euros ao BCE. 

Grécia assegura que vai pagar hoje 6.200 milhões de euros ao FMI e ao BCE

Assim, Atenas vai pagar ao BCE (Banco Central Europeu) um total de 4,2 mil milhões de euros correspondentes a 3.500 milhões de euros em títulos e 700 milhões de euros em juros. 

 Por outro lado, Atenas saldará hoje a sua dívida com o FMI (Fundo Monetário Internacional) de dois mil milhões de euros, que inclui um crédito de 1.500 milhões de euros que venceu em junho e 500 milhões de euros de juros. 

Devido à asfixia financeira que atravessava e com as negociações com os credores a decorrer, o Executivo de Alexis Tsipras pediu para agrupar todos os pagamentos ao FMI devidos em junho num único pagamento com vencimento a 30 de junho. 

Mas, Atenas, privada pelos credores de capitais frescos desde agosto de 2014, não conseguiu honrar os compromissos no último dia de junho e entrou em 'mora' em relação ao FMI. 

Hoje, a tempo de prevenir um incumprimento, chegou a Atenas o empréstimo intercalar de sete mil milhões de euros, acordado entre os Estados-membros da União Europeia e fruto do acordo alcançado entre Atenas e a zona euro há uma semana.  

O pagamento de hoje ao BCE era considerado chave apara que o país não entrasse em incumprimento, já que poderia ter implicado o fim da liquidez que com caráter excecional a entidade monetária facilita aos bancos gregos através do mecanismo de crédito de urgência conhecido com ELA. 

Lusa/SOL