Jovens estrangeiros oferecem-se para reabilitar bairro lisboeta

Cerca de 15 jovens voluntários internacionais participaram na requalificação do bairro Padre Cruz, na freguesia de Carnide, em Lisboa, pintando as fachadas das habitações de idosos e transformando as zonas degradadas e sujas em jardins e hortas comunitárias.

O projeto, intitulado "Live it Lisbon!", juntou jovens de Espanha, Itália, Reino Unido, Irlanda, Albânia, Quénia, Macedónia, Polónia e Vietname para intervenções no bairro, que decorreram de 11 a 19 de julho, contando com o apoio de moradores.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa, o objetivo do projeto é "humanizar o espaço, que, neste momento, está de certa forma um pouco abandonado", e contribuir para ultrapassar o estado de degradação, integrando o processo de requalificação do bairro Padre Cruz.

Os voluntários intervieram nas "casas de alvenaria, onde o estado de degradação é muito elevado", admitiu o autarca, explicando que, "como está a decorrer o processo de requalificação, acabou-se por não se investir na zona da alvenaria, porque a ideia é que aquelas casas vão todas abaixo. O problema é que o processo pode demorar 20, 30 anos a acontecer".

Com materiais cedidos pela Junta de Freguesia de Carnide e em articulação com a Gebalis, entidade gestora do bairro, e a Câmara de Lisboa, estes jovens pintaram as fachadas das casas em cinco ruas e transformaram "áreas expectantes", que estavam degradadas e sujas, em jardins e hortas comunitárias, contundo "ainda há um caminho grande a fazer. Faltam muitas mais intervenções, porque o bairro é muito grande", considerou Fábio Sousa.

Em declarações à Lusa, o autarca explicou que este bairro de Lisboa, que acolhe cerca de sete mil famílias, "é o maior bairro social da Península Ibérica, em que a ideia foi sempre canalizar para aquela zona as várias necessidades de realojamento da cidade", onde se foram construindo mais lotes para responder à procura, existindo várias fases de construção do bairro.

O processo de requalificação do bairro Padre Cruz está a fazê-lo crescer cada vez mais, afirmou Fábio Sousa, referindo que "a Câmara de Lisboa autorizou na última reunião, na semana passada, o lançamento de uma empreitada para nova construção no bairro", com o orçamento de um milhão de euros.

Organizado pela associação local Spin para o Intercâmbio, Formação e Cooperação entre os Povos, em parceria com a Junta de Freguesia de Carnide, esta é a primeira edição do "Live it Lisbon!".

"Não estávamos à espera de uma adesão tão grande", afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, explicando que o projeto não é financiado por fundos europeus, pelo que "estes jovens financiaram a sua viagem" até Lisboa.

Além do trabalho comunitário neste bairro social, os jovens voluntários participaram em visitas turísticas pela capital, aulas de língua portuguesa e 'workshops' de cozinha com a cultura gastronómica dos diferentes países.

Lusa/SOL