Os extraterrestres existem ou não? É desta que vamos saber

Na semana passada uma sonda chegou pela primeira vez perto de Plutão. Mas esta segunda-feira foi lançado um projecto que pretende chegar mais longe… de certa forma: descobrir vida inteligente fora da Terra e ter contacto com a mesma.

Os extraterrestres existem ou não? É desta que vamos saber

A ‘Breaktrough Initiatives’, apresentada esta segunda-feira em Londres, é totalmente financiada pelo milionário russo Yuri Milner e tem apoios de peso, principalmente do físico Stephen Hawking, que será consultor do projecto. Na prática, vão ser usados dois telescópios de rádio – o Parkes, na Austrália, e o Green Bank, na Virgínia Ocidental, Estados Unidos – para ‘vasculhar’ um milhão de estrelas e as 100 galáxias mais próximas da nossa.
 
Milner, que fez fortuna a investir em tecnológicas como o Facebook, garantiu financiamento para dez anos, num total de 100 milhões de dólares, mais de 92 milhões de euros. E disse à imprensa na apresentação que o poder tecnológico de Silicon Valley vai ser usado neste projecto.
 
Já Stephen Hawking afirmou, durante a apresentação na Royal Society, não haver “maior questão” do que a relacionada com a vida inteligente no Espaço, pelo que “é altura encontrar a resposta… temos de saber”.
 
Os astrónomos vão rastrear milhares de milhões de frequências rádio em busca de sinais ou alterações que possam indiciar a existência de vida. Além disso, os dados gerados vão ser disponibilizados ao público, para que possa haver mais pessoas a consultá-los, garantindo que nada fica por escrutinar.
 
O telescópio Green Bank, na Virgínia, vai começar a ‘ouvir’ os astros em Janeiro do próximo ano, ao passo que o Parkes, na Nova Gales do Sul, integra o projecto em Setembro do mesmo ano.

emanuel.costa@sol.pt