Escândalo abala Toshiba e leva a demissões

A Toshiba anunciou hoje que o seu presidente, Hisao Tanaka, vai abandonar o cargo após o escândalo de manipulação da contabilidade, que chegou a inflacionar os lucros da empresa em 1.125 milhões de euros durante quase sete anos. 

Em comunicado enviado à bolsa de Tóquio, a multinacional nipónica dedicada às infraestruturas e eletrónica, explicou que, tanto Tanaka, como outros cinco membros do conselho de administração "vão deixar hoje os cargos e a partir do dia 22 (quarta-feira) outras pessoas vão ocupar os seus postos". 

Norio Sasaki, atualmente vice-presidente do conselho de administração, e Atsutoshi Nishida, conselheiro especial, também abandonam funções pelas mesmas razões.

A demissão ocorre depois da publicação de um relatório de um grupo de peritos independentes que revelou como a direção da Toshiba alimentou a manipulação "sistemática" da contabilidade da empresa, com a qual chegou a inflacionar os lucros operacionais em 151.800 milhões de ienes (1.221 milhões de dólares ou 1.125 milhões de euros) entre 2008 e 2014. 

Tanaka, de 64 anos, e Sasaki, de 66, juntaram-se à Toshiba no início dos anos 1970.

Lusa/SOL