Beleza pondera recusar lugar de deputado

Álvaro Beleza, que tem negociado a inclusão de seguristas nas listas de candidatos a deputados, pondera recusar novos convites para ele próprio integrar a lista em lugar elegível, se considerar desfavorável o resultado final das negociações. Para já, ex-secretário nacional do PS não aceitou um convite da distrital de Lisboa, que ontem fechou a sua…

A Comissão Política do PS analisa e vota esta noite as propostas das distritais, completadas pela ‘quota’ de um terço de que dispõe o secretário-geral, António Costa. Numa altura em que a minoria segurista parece ter garantido 23 lugares elegíveis para deputados (mais do que os 17 contabiliza actualmente no Parlamento), as exclusões de várias figuras que integraram o secretariado do anterior líder, como Miguel Laranjeiro e António Galamba, abalam a unidade da oposição interna no PS.

Sem referir nomes, Beleza promete trabalhar “até ao limite pela unidade do partido”.

Ontem, Lisboa e Porto reuniram-se para fechar as suas propostas. Mas na distrital portuense não houve acordo e a lista subscrita pelo líder José Luís Carneiro foi chumbada por 40 votos contra 37, pela comissão política distrital. Nova tentativa de entendimento será feita hoje. José Luís Carneiro lamenta a falta de unidade: “Esta proposta de lista representa um esforço de renovação em mais de 50% e um esforço de cobertura de todo o território”, afirmou à Lusa.

O ‘chumbo’ no Porto terá tido origem em descontentamentos da ala segurista. As concelhias do Vale do Sousa e de Matosinhos foram determinantes no resultado da votação, apurou o SOL.

manuel.a.magalhaes@sol.pt