Cavaco Silva fala ao país às 20h30

O Presidente da República vai fazer hoje, pelas 20h30, uma comunicação ao país sobre as próximas eleições legislativas, anunciando a data em que estas se irão realizar, disse à Lusa fonte oficial de Belém.

Cavaco Silva fala ao país às 20h30

"O Presidente da República vai hoje fazer uma comunicação ao país sobre as próximas eleições legislativas", afirmou fonte oficial da Presidência da República.

A comunicação do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, ocorrerá pelas 20h30 horas, no Palácio de Belém, adiantou a mesma fonte.

Na terça-feira, Cavaco Silva ouviu os partidos com assento parlamentar sobre a data das eleições legislativas, tendo o PSD, o PS e o CDS-PP sido unânimes na preferência do dia 27 de setembro.

Contudo, nenhum dos três partidos – PSD, PS, CDS-PP – rejeitou a possibilidade do dia 04 de outubro.

O BE também indicou o dia 27 de setembro e o 04 de outubro, como as datas "mais aconselháveis", enquanto o PCP e o partido ecologista Os Verdes foram os únicos a colocar de parte a hipótese das eleições se realizarem ainda em setembro, apontando o mês de outubro como o mais indicado.

De acordo com a Constituição da República, as eleições legislativas terão de se realizar entre os dias 14 de setembro e 14 de outubro.

A 03 de maio passado, durante uma viagem de avião para a Noruega, o chefe de Estado recordou que a única ocasião em que as eleições legislativas se realizaram em setembro foi em 2009, para evitar a coincidência de datas com a realização das autárquicas.

Sem revelar a data para que se "inclina", o chefe de Estado adiantou então que, em Belém, já foram "estudadas todas as datas possíveis" e disse que há que pensar em que data é que os partidos terão de entregar as listas de candidatos consoante o fim-de-semana escolhido para as eleições, pois "a certo momento" o prazo limite "fica nas férias".

"E há ainda a campanha eleitoral, pois se não têm cuidado ocorre nas praias", gracejou.

Interrogado durante esse voo para a Noruega sobre se não poderá ser prejudicial escolher o dia 04 de outubro, já que é a véspera do dia da Implantação da República, o Presidente da República encolheu os ombros, declarando apenas: "Já não é feriado".

Lusa/SOL