MOTELx está de regresso e tem um convidado especial

O MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa regressa à capital, em 9.ª edição, de 08 a 13 de setembro, tendo como convidado de honra o produtor e realizador norte-americano Roger Corman, anunciou a organização. 

Numa conferência de imprensa realizada terça-feira à noite, no Cinema São Jorge, em Lisboa, a organização indicou que o filme "The Visit", a mais recente longa-metragem de M.Night Shyamalan, fará a abertura da secção Serviço de Quarto, apresentando ainda "Turbo Kid", de Anouk Whissell. Shyamalan é o realizador de "Sexto sentido" e um dos produtores de Wayward Pines.

O festival vai ter este ano um momento de "warm-up", de 03 a 05 de setembro, e um programa alongado de cinema terror nacional e internacional, com uma noite extra, de 08 a 13 de setembro.
Nos destaques anunciados, ainda sem a programação fechada, a organização sublinhou que, na semana anterior ao evento, haverá música, cinema ao ar livre, exposições e 'zombie parades' a percorrer alguns circuitos da noite lisboeta. 
O realizador norte-americano Roger William Corman é o convidado de honra deste ano do festival, segundo a organização, "um dos mais conceituados produtores e realizadores independentes de sempre".
Corman, atualmente com 89 anos, destacou-se como produtor, argumentista e realizador de cinema, nomeadamente dos chamados filmes de série B, tendo trabalhado para a American International Pictures.
Começou a carreira como produtor em 1954, com o filme "The monster from the ocean floor" e, a partir daí, traçou uma carreira de 15 anos como líder de uma equipa que "marcou o mundo da produção de filmes independentes" de baixo orçamento, somando mais de 400 filmes produzidos e a realização de mais de meia centena.
"Um percurso que mudou quando resolveu levar ao grande ecrã o poeta maldito Edgar Allan Poe, oferecendo ao cinema de terror alguns dos seus clássicos", como "O corvo", com Vincent Price, "A queda da casa Usher", "O fosso e o pêndulo" ou "A loja dos horrores", e "afirmando-se como produtor de filmes de série A, com a participação de alguns dos maiores atores e atrizes da altura", como Jack Nicholson, sublinhou a organização. 
Corman apoiou igualmente o início da carreira de realizadores como Francis Ford Coppola e Martin Scorsese, a quem confiou a direção de filmes como "Dementia 13" e "Boxcar Bertha".
Este ano o prémio para a Melhor Curta de Terror Portuguesa é de 5.000 euros, com o patrocínio do canal MOV, cujo objetivo é distinguir e promover a produção nacional de filmes de terror.
Em paralelo, durante os seis dias do festival MOTELx, o público poderá ainda assistir ao lançamento do "Livro de Contos de Terror MOTELx", com textos inéditos do cantor Adolfo Luxúria Canibal e do escritor Afonso Cruz.
Da programação também fazem parte as exposições "Os monstros clássicos do Terror" e "Psycotic Women", assim como 'workshops' do artista de caracterização Dave Bonneywe.

Lusa/SOL