Como detectar um casamento forçado

Todos os anos, milhares de pessoas são forçadas a casar com outra por quem não nutrem qualquer sentimento, vivendo infelizes e sem qualquer esperança no futuro.

O jornal britânico Independent fez uma lista de sinais que ajudam a detectar se alguém vive num casamento forçado:

– “Se alguém que conhece está prestes a casar, tente aperceber-se se essa pessoa está menos comunicativa, passa menos tempo com os amigos do que antes e não responde a chamadas ou SMS”;

– “Normalmente as vítimas de um casamento forçado estão sujeitas a actos de violência de forma a persuadi-las a casar. Tente perceber se a pessoa apresenta hematomas, principalmente na parte de cima do braço (por ser agarrada), ou queimaduras. Na maior parte dos casos, a pressão é emocional, o que torna os actos de violência mais difíceis de detectar”;

– “Se a pessoa de repente marcar umas férias sem qualquer razão aparente, isto pode significar que pode estar em perigo”.

Se não tiver a certeza do que se está a passar, tente contactar organizações que possam ajudar, como a Associação para o Planeamento da Família, que está envolvida com o projecto Create Youth Network, uma organização que ajuda a lidar com este tipo de problemas.