Paulo Portas está em Luanda

O vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, visita hoje a capital angolana, onde participa no dia de Portugal na Feira Internacional de Luanda (Filda), estando prevista ainda uma audiência na vice-presidência de Angola.

Paulo Portas está em Luanda

A Filda decorre até domingo, reunindo 800 expositores, de 40 países, dos quais 67 no pavilhão exclusivamente dedicado a Portugal, a maior representação nacional no evento, tal como em edições anteriores.

Durante a tarde, Paulo Portas marca presença junto da representação nacional nesta feira – que conta com 24 empresas expositoras estreantes -, no âmbito do dia dedicado pelo evento a Portugal.

Angola foi o quarto maior mercado de exportação de Portugal em 2014, com vendas de 3.175 milhões de euros, um crescimento de dois por cento face ao ano anterior.

Mais 9.400 empresas portuguesas venderam para Angola em 2014, mas a crise económica decorrente da quebra das receitas fiscais angolanas com o petróleo fez entretanto reduzir as exportações portuguesas para este país em mais de 20%, entre janeiro e maio deste ano.

No âmbito da visita a Luanda, o governante português deverá ser recebido em audiência pelo vice-presidente angolano, Manuel Vicente, pelas 12h00 (mesma hora em Lisboa).

Paulo Portas já chegou a Luanda e deverá deixar a capital angolana ao final do dia.

Lusa/SOL